Um Mundo de Novas Descobertas

sábado, 28 de novembro de 2015

O Livro Bíblico de Daniel

.
Prezados Leitores, quero deixar aqui um trecho do livro "A Origem do Cristianismo" de Karl Kautsky, onde ele explana sobre o Livro de Daniel, trazendo-nos esclarecimentos com uma clareza sem igual sobre o que lá pode ser lido:

“Entre os judeus, principalmente nos séculos imediatamente anteriores e posteriores à época de Cristo, personagens inventados frequentemente exerciam grande influência, sempre que os feitos e ensinamentos que se lhes atribuíssem correspondessem às profundas necessidades do povo judeu. Temos, por exemplo, a figura do profeta Daniel ― de quem o Livro de Daniel informa que viveu durante o reinado de Nabucodonosor, Dario e Ciro, em outras palavras, no século VI a. C. ― que realizou os maiores milagres e que fez profecias logo cumpridas de maneira assombrosa, a última das quais foi a de que grandes calamidades sobreviriam ao judaísmo, das quais seria redimido ou salvo por um redentor e depois alçado ao seu prestígio anterior. Esse Daniel nunca existiu; o livro que fala sobre ele foi escrito no ano 165, quando ocorreu a insurreição macabeia; consequentemente não é um milagre que todas as profecias enunciadas pelo profeta correspondam corretamente a todos os fatos anteriores ao ano de 165, o que convencia o piedoso leitor de que a profecia final de tão infalível profeta também teria de cumprir-se inelutavelmente. Todo esse assunto não passou de uma invenção audaciosa que obteve, no entanto, o maior efeito; a crença no messias, a crença em um redentor que viria, encontrou o maior apoio nesse profeta; veio a ser o modelo para todas as profecias posteriores a respeito do messias. Mas o Livro de Daniel prova também com quanta resolução as pessoas piedosas acolhiam os embustes naqueles dias, cada vez que aspiravam a conseguir grandes efeitos.”






BIBLIOGRAFIA:
-KAUTSKY, Karl. A Origem do Cristianismo. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira, 2010.

DESCRIÇÃO DO LIVRO:
Com introdução, notas e apêndice do professor Moniz Bandeira, essa tradução do clássico livro de Karl Kautsky, publicado originalmente em 1908, é um exame histórico e sociológico profundo dos primórdios do Cristianismo. Importante contribuição, inclusive do ponto de vista teológico, para o entendimento do papel histórico de Jesus e do cristianismo como fenômeno social e político.



Nenhum comentário:

Postar um comentário