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-Adorei o livro "1001 ideias que mudaram nossa forma de pensar". Está disponível em diversas livrarias. Confiram um pequeno trecho:
“Dia do Juízo Final
EGITO
ANTIGO
Dia de acerto de contas em que as pessoas terão sua moralidade julgada
por um deus
O Dia do Juízo Final costuma ser entendido como uma
referência a um dia no futuro quando indivíduos serão julgados com base na
moralidade das suas ações por uma autoridade divina. A ideia de um Dia do Juízo
Final pode ser atribuída aos antigos egípcios no terceiro milênio a.C. Eles
acreditavam que após a morte a alma de uma pessoa entraria no submundo e
percorreria o caminho até o seu próprio Dia do Juízo Final no Salão das Duas
Verdades. Após o julgamento, a alma das pessoas boas seguiria para um pós-vida
bem-aventurado, enquanto as almas más seriam entregues ao Devorador dos Mortos.
A ideia de um Dia do Juízo Final também surgiu em
religiões posteriores e continua tendo lugar em sistemas de crença modernos. Em
contraste com a história egípcia, no entanto, agora o Dia do Juízo Final é
usado para se referir a um dia específico no qual toda a humanidade será
julgada. A escatologia mais recente dessa espécie pode ser encontrada na
religião zoroastriana, que surgiu por volta de 1.500 a.C. Nela, o Dia do Juízo
Final precede um mundo perfeito no qual todo o mal foi erradicado.
Essa noção de um mundo celestial surgindo após o
julgamento final de todas as pessoas é uma característica familiar nas grandes
religiões abraâmicas. O judaísmo postula um “Fim dos Dias” seguido pela Era
Messiânica da Paz, e há muitos escritos no Corão islâmico voltados para o Qiyamah (Último Julgamento) e o tratamento
subsequente dos íntegros e dos perversos no Céu ou no Inferno. A ideia de um
dia de julgamento também atraiu a atenção da sociedade secular, mostrando que o
conceito de um juízo final, além de emergir em diferentes épocas e fés, também
encontrou lugar nas profundezas da psique humana.” *
*1001 IDEIAS QUE MUDARAM NOSSA FORMA DE PENSAR, de Robert
Arp, 2014 – Editora Sextante
ALGUMAS LIVRARIAS:
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