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CONSTRUÇÕES INCAS E SUAS TÉCNICAS EM
PEDRA
Hoje, como nunca,
os indícios estão surgindo. Indícios que revelam o passado e destroem mitos e
fantasias.
A
técnica usada pelos incas para cortar e trabalhar a pedra (blocos duros) era o
martelamento direto utilizando outras pedras. Eles quebravam assim, blocos
maiores ou bem grandes, e depois usavam ferramentas de pedra menores e mais rígidas
(duras) que as pedras que queriam talhar, para obter uma superfície forte e
lisa. Eles batiam na superfície de granito
com pedras menores mais duras e martelos (também de pedra mais dura), até que a
pedra escolhida ficasse lisa e coberta de pó na superfície, que servia então
para fazer marcas na poeira quando os pedreiros apoiassem a pedra seguinte em
cima desta, como orientação para saber quais partes da pedra precisavam ser
mais trabalhadas com suas marteladas. Isso seguia assim até que as superfícies
de ambas as pedras envolvidas combinassem perfeitamente. As pedras também eram
trabalhadas para possuírem lados internos côncavos e convexos, responsáveis por
um encaixe perfeito. As pedras de construção dos incas, não eram portanto, cortadas "retas" como se corta um bolo.
Mas esse trabalho começava na pedreira. Depois
que os talhadores extraíam da pedreira a pedra que ia ser trabalhada, eles
colocavam a pedra sobre rolos de madeira ou lama e a levavam ao local da
construção. O último passo era colocar a pedra em seu local definitivo e
encaixá-la à outra pedra adjacente, apoiando-se em cunhas e apoios esculpidos nas
próprias pedras até moldarem ambas as superfícies com suas ferramentas de pedras mais duras e martelos (como descrito acima). Depois a cunha era removida
e as duas pedras se encaixavam com perfeição. Quando a rocha estava no lugar,
os pontos de apoio eram destruídos, finalizando-se o trabalho de acabamento e
polimento no próprio local.
Portanto,
os blocos e pedras incas, não foram cortados com precisão, mas sim, moldados
com precisão.
As
pedras se encaixavam umas nas outras sem argamassa, e de um modo que protegia
as construções contra terremotos.
Machu
Picchu é um tributo à engenharia e à arte inca. Oito caminhos incas levam até
ela. Suas centenas de terraços a fortalecem a partir da base.
TEORIA DA PAISAGEM SAGRADA
Em
toda a Machu Picchu há pistas que mostram que os incas construíram este lugar
para veneram os seus Deuses, que figuravam o sol, a água e as montanhas.
O
ponto culminante do lugar situa-se no centro de todo o complexo de Machu
Picchu, e que também está situado no lugar mais alto: o Intihuatana (“o lugar onde se amarra o Sol”), um pilar
de pedra sagrado para os incas, construído por eles, e que está alinhado com os
quatro Deuses da montanha, considerados de suprema importância para os incas:
os quatro picos nevados mais altos da região e que também correspondem aos quatro
pontos cardeais.
Sua
visão dos picos sagrados, a proximidade com o rio sagrado abaixo (Urubamba) e o
alinhamento com os quatro Deuses da montanha, fez desse lugar, um lugar
irresistível e místico para os incas.
Machu
Picchu era uma mensagem de poder e posse.
Foi o
imperador Pachacuti (1400-1471), o Filho do Sol, que ordenou a construção de
Machu Picchu, como símbolo de força e de poder. Ele foi o maior rei inca que já
existiu, e o primeiro imperador do reino. Machu Picchu deveria se tornar um
retiro espiritual aos imperadores incas. Seria a cidade sagrada do imperador,
onde ele viria descansar, adorar e divertir-se com a sua corte. Foi construída para
impressionar os Deuses e intimidar os mortais. Pachacuti provava assim, o seu
lugar entre os Deuses.
Pachacuti (em espanhol “Pachacútec”
e em quéchua “Pacha Kutiq”) foi o
personagem mais notável do novo mundo pré-colombiano: arquiteto, visionário,
grande político, administrador e guerreiro. Ele soube habilmente organizar o
reino inca em favor de um Estado produtivo e expansionista como nunca houve na
América do Sul. Iniciou logo uma política de invasão e ocupação de
territórios muito mais amplos do que seus antecessores haviam podido algum dia
imaginar. Submeteu os reinos Chanca e Ayarmaca,
ocupou a região dos Tambos (hoje Ollantaytambo),
outrora fundada por um dos dois grupos emigrantes de Taipicala, anexou as
etnias cuyo, cugma e huata e fez incorporar os
senhorios de Vilcabamba, Vitcus, Amaybamba, Pampa, Cotapampa,
Cotanera, Omasayo e Aymarae. E ainda anexou as etnias da costa andina, com a
nazca e a ishmay (hoje Pachacámac-Rimac), além de Pultamarca (hoje Cajamarca).
Pachacuti
significa “Reformador da Terra”. Anteriormente, no entanto, seu nome era “Cusi
Yupanqui”, que significa “príncipe alegre”.
Quando
os espanhóis chegaram no Peru, Machu Picchu já estava abandonada devido às
disputas hierárquicas por sucessão, ocorridas décadas após o falecimento de
Pachacuti.
Vito
Marino
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